Memorial Minas Gerais - Vale

Programação do Memorial Minas Gerais Vale

PERÍODO DE 01/01/2014 a 25/12/2017

Local: Memorial Minas Gerais - Vale

Endereço:

Programação do Memorial Vale Minas Gerais.

Última Atualização: 13/07/2017

 
O Memorial Minas Gerais Vale é  caracterizado como MUSEU DE EXPERIÊNCIA, e traz a alma e as tradições mineiras mostradas de maneira original e interativa. Cenários virtuais e reais misturan-se para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI.


 
JULHO – PROGRAMAÇÃO GERAL DO MEMORIAL MINAS GERAIS VALE
 
Férias Divertidas no Memorial, lançamento de livros, palestras, nova edição do projeto Foto em Pauta, espetáculos e muitas outras atrações estão na programação de julho do Memorial Vale. Todos os eventos são gratuitos
 
O mês de julho no Memorial começa com o lançamento do livro Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver: a família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial, de Rangel Cerceau, no dia 1º. A programação traz nova edição do projeto Foto em Pauta que apresenta o fotógrafo mineiro, radicado em Salvador, Aristides Alves, no dia 6 de julho. No dia 8, o Memorial recebe convidados no encontro De Frente com a Diversidade para debater assuntos contemporâneos que envolvem a população LGBT+.
 
A microcena Sapato Bicolor, com o ator Fabiano Persi será a atração do dia 13. E no domingo, 16/7, mais uma atividade voltada para o público infantil, Eu, Criança, no Museu! apresenta: Na Roda – Espetáculo Brincante, com Maria Cutia. A programação do mês traz ainda a 2ª Mostra Conceição Evaristo, no dia 20/7, e o Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte, que acontece de 25 a 30/7.
 
E como julho é o mês das férias escolares, o Memorial Minas Gerais Vale realiza mais uma edição das “Férias Divertidas no Memorial” com uma programação totalmente gratuita dedicada às crianças. Os pequenos poderão escolher atividades como oficina de engenhocas, criação de games e mais. A programação de férias acontecerá de 18 a 28 de julho, com vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas a partir de 1º de julho pelo telefone 31 3343-7317
 
Outras atrações do mês e detalhes da programação podem ser conferidas abaixo. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.
 
1º DE JULHO| SÁBADO| 11H
Lançamento do livro Entre as formas de se pensar e as maneiras de se viver: a família mestiça e a vida familiar em Minas Gerais Colonial, de Rangel Cerceau Netto
O livro retrata a Família Mestiça e as experiências históricas da qual a sociedade brasileira é herdeira. As pesquisas encontradas na obra enfrentam as relações étnico-culturais e sociais demarcadas pelo trânsito entre os grupos humanos que se reuniram nos territórios coloniais, integrando os diferentes agentes forjadores das sociedades mestiças, na Minas Gerais colonial.
 
6 DE JULHO |QUINTA-FEIRA ÀS 19H30
Foto em Pauta com Aristides Alves
O projeto Foto em Pauta recebe o fotógrafo mineiro, radicado em Salvador, Aristides Alves, que apresenta sua obra por meio de projeção e conversa com o público. Destaque para o livro O Eixo de Oju, editado em comemoração aos 40 anos de carreira do fotógrafo. Entrada gratuita,sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
 
8 DE JULHO| SÁBADO | 15H
De Frente com a Diversidade
De Frente com a diversidade é uma conversa onde a diversidade racial, sexual e de gênero são pontos de partida para as reflexões, aprendizados e discussões sobre assuntos contemporâneos que envolvem a população LGBT+. Convidados: Indianara Siqueira, Zaika dos Santos e Luci Silva. Mediação de Jonata Vieira
 
13 DE JULHO | QUINTA-FEIRA| 19H30
Contemporâneo apresenta: Sapato Bicolor, com Fabiano Persi
Um engraxate em meio a reflexões sobre a sua vida, seu passado e sua ligação com a Soul Music encontra na dança, seu alento e seu norte. Revive e compartilha lembranças de um passado ainda muito presente, retratada no micro universo de quem muitas vezes é invisível para uma sociedade excludente. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
 
16 DE JULHO| DOMINGO | 11H
Eu, Criança, no Museu! apresenta: Na Roda – Espetáculo Brincante, com Maria Cutia
As histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, de uma fazenda e seus animais são contadas e cantadas ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores brincantes em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também. Espetáculo brincante com repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas.
 
18 A 28 DE JULHO| CONFORME PROGRAMAÇÃO
Férias Divertidas No Memorial
De 18 a 28 de julho, o Memorial Minas Gerais Vale realiza mais uma edição das “Férias Divertidas no Memorial” com uma programação totalmente gratuita dedicada às crianças. Tecnologia, trabalhos manuais, exploração e conhecimento é o que os pequenos podem esperar das “Férias Divertidas no Memorial”, além de muito lazer e diversão. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone 31 3343-7317. Programação completa no site: www.memorialvale.com.br As crianças poderão escolher dentre a oficina inventação de 18 e 19 de julho, de objetos e engenhocas de 20 e 21 de julho, a de criação de games de 25 a 27 de julho, e a Ação Educativa: Plantando Vozes e Cultivando Gestos no dia 28 de julho, além de poder explorar o museu com o kit Trilha da Criança usando um mapa, uma lanterna, uma lupa, um binóculo e um espelho em todos os dias e horários de funcionamento.
 
20 DE JULHO | QUINTA-FEIRA | 19H
Casarão das Artes apresenta Escrevivências de Conceição Evaristo: literatura e etnicidade
Conversa com a escritora Conceição Evaristo, com mediação das pesquisadoras Constância Lima Duarte e Maria Nazareth Soares Fonseca. A partir da obra da escritora homenageada, serão discutidos os problemas que relativos a escrita de mulheres negras  e as interdições que elas  enfrentam em suas  vivências, bem como, a demonstração da força  dessas mulheres. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
 
22 DE JULHO | SÁBADO | 11H
Lançamento do livro “Estudos interdisciplinares em História da Arte: o borboletar do método
O grupo Ninfa é formado por alunos da UFMG e tem como objetivo realizar encontros de estudos focados na História da Arte. A publicação do livro “Estudos interdisciplinares em História da Arte” é mais um objetivo concretizado por seus membros, e procura estudar as possibilidades que a imagem pode fornecer aos pesquisadores e interessados no tema. Entrada gratuita.
 
22 DE JULHO | SÁBADO | 11H30
Palestra – A fotografia como Estratégia de Encontro
Dentro da programação do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte – FIF 2017, o bate papo com Alexandre Sequeira e Will Nascimento trará um pouco do contexto, pensamento e reflexões que geraram as imagens que compõe exposição “A fotografia como estratégia de encontro”, em cartaz no Café do Memorial até o dia 3 de agosto. O trabalho foi produzido durante a residência no espaço cultural Área Criativa e foi produzido pelo artista Alexandre Sequeira em parceria com um grupo de Jovens de Pedra Azul que lançaram mão da fotografia como vetor capaz de promover plataformas de convívio e encontros reais entre os meninos e meninas dos diferentes bairros da cidade. Entrada gratuita, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes do evento.
 
25 A 30 DE JULHO| CONFORME PROGRAMAÇÃO
FIF 2017: A política das Imagens
O Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte tem como proposta transformar a cidade em um polo de convergência para a discussão e reflexão sobre a produção da imagem fotográfica, no Brasil e no mundo. Serão realizadas palestras, exposições, moving Images, workshops, uma maratona fotográfica e um seminário acadêmico chamado FIF Universidade, dentre outras atividades. No dia 22, das 11h às 13h, acontecerá a abertura da exposição Política das Imagens. Mais informações da programação em: fif.art.br . A entrada é gratuita e, para os eventos no Auditório, as senhas devem ser retiradas com uma hora antes do início.
 
TODOS OS FINS DE SEMANA
 
Programa educativo – Experiências no Memorial
O Educativo do Memorial Minas Gerais Vale convida o público para novas experiências de aprendizagem, descoberta, encantamento e aproximação com a arte, a história e a cultura de Minas Gerais. Em julho, ações educativas acontecem aos sábados e aos domingos, ao longo do dia.
 
Inspirada na exposição “Não me espere para o jantar”, do artista Adriel Visoto, a ação “Elogio ao tédio” propõe um momento introspectivo no qual o público é convidado a vivenciar e experimentar questões de caráter íntimo e reflexivo do cotidiano - experiências pessoais, imersões e impressões dos acontecimentos diários e comuns vivenciados por todos.
 
E o período de férias é mais uma oportunidade para a garotada aproveitar a visita ao Memorial Vale com o Kit Trilha da Criança, que é sempre um sucesso entre os visitantes mirins. Com um mapa, uma lanterna, uma lupa, um binóculo e um espelho, todas as crianças podem descobrir o Memorial de uma forma diferente. Os pais ou responsáveis poderão entrar nesta brincadeira guiando a turminha com o mapa em mãos. As sacolinhas com o kit são emprestadas aos pequenos e devem ser devolvidas ao final do passeio.
 
As visitas mediadas com educadores do Memorial acontecem aos sábados às 13, 14h e 15h, e domingos às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30. As visitas são realizadas em grupos de até 10 pessoas, com duração de uma hora cada.
 
 
EXPOSIÇÕES ___________________________________________________________________
ATÉ 16 DE JULHO| HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
 
Edital Jovens Artistas Mineiros apresenta: “Não me espere para o jantar”, de Adriel Visoto
“Não me espere para o jantar”, exposição de Adriel Visoto (Brazópolis, 1987), abriu o ciclo de exposições 2017 do Edital para artistas mineiros do Memorial Minas Gerais Vale com um conjunto de pinturas nas quais figuram, de forma poética e quase melancólica, os espaços da casa e os movimentos cotidianos dos sujeitos. Como uma delicada cartografia de gestos, situações e contextos, Visoto nos surpreende com pinturas em formatos pequenos que nos exigem um olhar mais próximo. Assim, quando nos detemos diante das séries como “Excessos do meu vazio” (2013) ou “A (in)permanência das coisas” (2014), as imagens revelam performances comuns – nada espetaculares – que acionam um inventário dos espaços domésticos, das intensidades ordinárias do cotidiano e de um certo modo de articular a experiência estética que a vida cotidiana pode guardar no cerne de suas exaustivas repetições. A exposição será acessível a deficientes visuais através da audiodescrição e informação em braile.
 
ATÉ 3 DE AGOSTO | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU
Exposição: Fotografia como estratégia do encontro, de Alexandre Sequeira
O espaço ‘Café do Memorial’ recebe as imagens autorais do artista Alexandre Sequeira que, apesar de paraense, retrata a cidade mineira de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, sob a ótica de jovens moradores locais. A mostra, sob curadoria de Guilherme Cunha e Bruno Vilela, é resultado de residência artística feita pelo fotógrafo em vários bairros do pequeno município, criando diálogos entre esses territórios.

 

 
Memorial Vale recebe “Na Roda – Espetáculo Brincante” do grupo Maria Cutia. Apresentação gratuita tem repertório de canções do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. Será no domingo (16/7) às 11h
 
Eu, Criança, no Museu! apresenta: Na Roda – Espetáculo Brincante, com Maria Cutia no domingo (16/7) às 11h. O show traz as histórias de um menino sem nome, de Martim e Mariana e sua grande banda, e de uma fazenda e seus animais. Os contos são apresentados ora por palhaços, ora por máscaras expressivas, ora por atores em contínuo diálogo com o público que, ao final, entra na roda e brinca também. Evento tem entrada gratuita.
 
SERVIÇO:
 
Eu, Criança, no Museu! apresenta: Na Roda – Espetáculo Brincante
 
Data: 16/7, domingo
 
Horário: 11h
 
ENTRADA GRATUITA