TAMBOR MINEIRO 

DATA: 13 a 17/05/2021
 
 
 
O 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, é a data escolhida pela Associação Cultural Tambor Mineiro para dar início a uma série de discussões que enaltecem as manifestações culturais de matriz africana, especialmente o congado. 

O  objetivo é valorizar e dar visibilidade ao mês de maio, mês de Maria e da Abolição da Escravatura, datas significativas para o Tambor Mineiro, que tem uma história ligada ao congado. Nessa época em que o racismo está aflorando, a gente cria estes debates para avançar nestas discussões em âmbito mundial e na nossa cidade, que tem a manifestação congadeira como uma das mais importantes, além do candomblé e a umbanda”, explica Tizumba.  

 De 13 a 17 de maio, quinta a segunda-feira, importantes convidados do estado de Minas Gerais falam sobre o Reinado Negro e a importância do 13 de maio para o povo mineiro, em mesas de debate mediadas por Maurício Tizumba; além de oficinas ministradas por integrantes do Tambor Mineiro, com acesso virtual e gratuito. 

DATA:
13 a 17/05/2021

MAIS INFORMAÇÕES:
  • Programação de oficinas - acesso gratuito, com retirada de ingressos pelo Sympla - acesso a todas pelo Clique Aqui! 
  • Nos dias 13 e 14 de maio, quinta e sexta-feira, das 19h às 20h, oficina “Pandeiro: Ritmos do Tambor Mineiro”, com Manu Ranilla. Ela vai ensinar notas básicos do pandeiro, ritmos e cantigas que cantadas no Tambor Mineiro. Inscrição Clique Aqui! 
  • Nos dias 15 e 16 de maio, sábado e domingo, das 14h às 15h, oficina “Tambores de Maio”, com Maurício Tizumba. Inscrição Clique Aqui!  
  • No dia 17 de maio, segunda-feira, de 14h às 16h, oficina “Som, Corpo e Tambor  - uma Experiência Musical, com Bruno Messias (direcionada a crianças e adolescentes). Inscrição Clique Aqui!