Foto: Lucas Vieira
Na década de 1940, Juscelino Kubitschek, então prefeito de Belo Horizonte, fez um pedido a Oscar Niemeyer: um projeto para a região, que deveria se transformar no bairro mais lindo do país.
Assim nasceu a Pampulha, a 10 km do Centro, com prédios marcantes que contornam a lagoa e pontos turísticos exuberantes. Hoje, tanto o bairro quanto a lagoa são referência e um passeio certo para quem quer visitar a capital, ou mesmo para aqueles que já residem nela.
Para começar, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, que consiste em 3 construções de Niemeyer. A Igreja de São Francisco de Assis, a famosa “igrejinha” da Pampulha, a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha.
O Conjunto Moderno da Pampulha, obra prima que reúne a criação de grandes artistas brasileiros reconhecidos internacionalmente como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Candido Portinari, completa 80 anos em 2023.
Para celebrar este marco, e também os 7 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, e a inscrição como Paisagem Cultural, a Prefeitura de Belo Horizonte realiza uma programação especial a partir deste mês.
As atrações acontecem ao longo de todo o ano, enaltecendo o Conjunto Moderno da Pampulha, um dos principais cartões postais e referência da capital.
Serão ofertadas atividades culturais, exposições, ações de formação, encontros educativos, mostras, publicações, pesquisas, documentários, intervenções e apresentações artísticas, entre outras atrações.
Confira a programação completa - Clique Aqui!