O Museu de Arte da Pampulha (MAP), é um museu de exposições da arte contemporânea brasileira. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer entre 1942 e 1944, o Museu de Arte da Pampulha é constituído principalmente de doações e prêmios.
O MAP faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha e funciona como museu desde 1957, adquirindo um acervo que hoje conta com cerca de mil e quatrocentas obras.
A exposição Faca Cega ocupará diversos espaços do Museu de Arte da Pampulha: seus jardins, o próprio espaço expositivo e a biblioteca. São mais de 40 obras em vários formatos, como desenhos, vídeos, coleções de objetos encontrados, fotografias e instalações. “Alegra-nos ocupar o Museu de Arte Pampulha, este importante equipamento cultural da cidade de Belo Horizonte, em especial, com a produção artística de Paulo Nazareth que nos faz refletir sobre o papel dos museus no mundo contemporâneo, sobretudo quanto à aproximação do público com a arte, a dessacralização do espaço museal e dos objetos de arte”, comenta o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.
Na programação, constam diversas ações artísticas, a apresentação de obras inéditas realizadas ao longo do período expositivo, tais como performances, situações e experiências em que o público é convidado a fruir e a interagir. Do programa educativo, também constam atividades de mediação relacionadas à exposição. Um dos exemplos de intervenção no espaço externo do Museu é “Brasília - Jogos de Azar”. Paulo Nazareth adapta, no jardim projetado por Burle Marx, um modelo amarelo ouro de um automóvel que foi um dos carros-chefes do “milagre econômico”; duas máquinas de jogos eletrônicos e uma de música que podem ser usadas pelos visitantes.
Exposição Faca Cega | Paulo Nazareth
Abertura: dia 8 de dezembro, às 16h
Visitação: até 31 de março de 2018, terça a domingo, das 9h às 18h
Museu da Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585, Pampulha)
ENTRADA GRATUITA
Informações para o público: (31) 3277-7996