Serra do Curral

veja no mapa Endereço: Avenida José do Patrocínio Pontes, 0 - Mangabeiras - Belo Horizonte/MG
Telefone:

A Serra do Curral é moldura de Belo Horizonte, visível de diferentes pontos da capital, se impõe como um dos principais símbolos da capital mineira.


Data de Atualização: 05/12/2011

A Serra do Curral é moldura de Belo Horizonte, visível de diferentes pontos da capital, se impõe como um dos principais símbolos da capital mineira. Como uma cordilheira, que são uma parte do maciço da Serra do Espinhaço, as montanhas garantem a referência ao Curral del Rei, designação da localidade de origem da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, em 1897.

A flora diversificada, variando de espécies do Cerrado até remanescentes da Mata Atlântica, tem a preservação assegurada por áreas de proteção ambiental, como o Parque das Mangabeiras e, mais recentemente, o Parque do Mirante. Aos pés dessa serra, o bairro Mangabeiras tem o privilégio da convivência próxima da montanha. Localizada também um ponto estratégico, a Praça do Papa revela uma das vistas mais amplas e bonitas da cidade. "Que belo horizonte!", exclamou o papa João Paulo II, em 1980, diante da paisagem, ao ministrar uma missa campal na praça.

Curiosidades

- O Ponto mais alto de Belo Horizonte: Bairro das Mangabeiras;

- Rua do Amendoim: Localizada na Rua Professor Otávio Magalhães, no bairro Mangabeiras, esta rua chama a atenção por uma característica ainda considerada inexplicável. Não se sabe quando o fenômeno foi descoberto, mas a questão é que a rua contesta as leis da física. Em alguns trechos, quando os carros estão desligados, eles sobem ao invés de descer a suave ladeira, o que acontece também com a água e outros líquidos. A rua também é conhecida como a rua do sobe-desce. Por mais que pareça uma subida, na verdade, a Rua do Amendoim é uma descida.

- Maior reserva ambiental: Parque das Mangabeiras - um dos maiores parques urbanos da América Latina - possui 337 hectares com 2,8 milhões de metros quadrados.