Sabará

veja no mapa Endereço: Acesso pela BR 262, 0 - Sabará - Sabará/MG
Telefone:

GUIA BH: Sabará - Turismo, Cidades - Encontre o endereço e telefone no GUIABH.


Data de Atualização: 30/11/2013

Localizada a 25km de Belo Horizonte. No século XVIII, o bandeirante Manuel da Borba Gato fixou-se na região em que se dá a confluência do Rio das Velhas com o Rio Sabará a procura de ouro. Lá, fundou o primeiro povoado do Estado. A Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará passou a atrair a atenção de muitos aventureiros. Também chamou a atenção do rei de Portugal em razão da abundância de metais preciosos encontrados no leito do Rio das Velhas.

Sempre agitado pela rivalidade entre paulistas e portugueses, o povoado seguia em acentuado crescimento. Igrejas surgiam, o que atraía a presença de muitos arquitetos e artesãos que ajudavam a compor a população nascente da cidade, que contava ainda com muitos escravos e pessoas de todas as regiões.

Sabará foi sede de uma casa da Intendência, que recolhia, pesava, fundia e autentica com recibo o ouro extraído da região. De todo metal controlado era retirado o "quinto", ou seja, a parte da Coroa. A casa da Intendência ou da Fundição funcionou entre 1753 e 1833, mesmo período de funcionamento das de Ouro Preto, São João del Rey e Serro Frio.

Com o declínio da mineração e a Independência do Brasil, Sabará entrou em um período de decadência, reduzindo sua representatividade econômica no cenário nacional. Apesar disso, a cidade conserva até hoje seu potencial histórico-cultural mantendo intactas suas casas e igrejas que resistem ao atual crescimento desordenado para contar o passado às gerações presentes e futuras.

Visite:Parque do Lessa, Igrejas do Carmo e de Nossa Senhora do Ó.

Imperdíveis: Excursão à Serra da Piedade, Museu do Ouro.



Localizada a 25km de Belo Horizonte. O evento ocorre no Largo do Barão e a entrada é gratuíta. Informações - turismo@sabara.mg.gov.br