Museu Histórico Abílio Barreto

Programação do Museu Histórico Abílio Barreto

PERÍODO DE 01/01/2014 a 25/12/2017

Local: Museu Histórico Abílio Barreto

Endereço:

Confira a programação do Museu Histórico Abílio Barreto.

Última Atualização: 23/03/2017

O Museu Histórico Abílio Barreto , espaço da Fundação Municipal de Cultura, abriga e expõe acervos relativos à história de Belo Horizonte . Com sede moderna, inaugurada em dezembro de 1998, o MHAB é dotado de área externa, composta por jardins e palco ao ar livre que, harmoniosamente, se integram ao casarão, edificação remanescente do arraial do Curral Del Rei. Acervos textuais, iconográficos e tridimensionais estão disponíveis para pesquisa e visitação. Exposições permanentes e temporárias exibem o rico acervo do museu.


Espetáculo infantil convida o público a cantar histórias no MHAB
 
A Fundação Municipal de Cultura apresenta neste domingo, dia 26 de março, às 11h30, no Museu Histórico Abílio Barreto, o espetáculo “Na Roda”, do Grupo Maria Cutia. Na peça, os palhaços e o público interagem, retratando em canções contos fantásticos, narrativas cotidianas e brincadeiras regionais. A apresentação acontece no âmbito do projeto Brincando no Museu, mas em edição especial, em homenagem ao Dia Mundial do Teatro, comemorado em 27 de março. A entrada é gratuita.
 
Com direção de Hugo Araújo, a peça é constituída por números cênico-musicais independentes, com um repertório de canções colhidas no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas. Em uma estrutura dramatúrgica fragmentada, misturando as linguagens da palhaçaria popular, das máscaras expressivas e da música em cena, os atores brincantes tocam, cantam e contam suas histórias musicadas em intenso diálogo com o público, sempre em busca da improvisação que mantém viva a ponte entre artista e obra. Cada número, cada canção, cada jogo brincante entre palhaço, máscara ou personagem constroem cenas e músicas onde se retratam contos, narrativas cotidianas e brincadeiras regionais.
 
O espetáculo brincante “Na Roda” foi criado em 2006 e desde então integra o repertório do Grupo Maria Cutia. A peça já foi vista por mais de 100 mil pessoas, em mais de 50 cidades brasileiras, além de ter feito uma turnê pela África em 2011, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores. Foi a primeira vez que o Itamaraty produziu uma turnê de um grupo de teatro do Brasil por todos os países africanos de Língua Portuguesa: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique. A peça foi contemplada pelos prêmios Myriam Muniz de Teatro 2009 e Artes Cênicas na Rua 2010 - ambos da FUNARTE. 
 
Serviço:
 
Na Roda – Grupo Maria Cutia
 
Dia 26 de março, domingo, às 11h30
 
Museu Histórico Abílio Barreto (Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim)
 
ENTRADA GRATUITA
 
Informações para o público: (31) 3277-8573