Centro de Referência da Moda

Museu da Moda

PERÍODO DE 05/11/2016 a 05/11/2017

Local: Centro de Referência da Moda

Endereço:

Nova proposta do espaço apresenta o Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo), na Rua da Bahia.

Última Atualização: 13/02/2017

 
No dia 5 de dezembro foi inaugurado o Museu da Moda de Belo Horizonte (Mumo). O primeiro museu público do tema no Brasil, na Rua da Bahia.
 
Localizado entre a rua da Bahia e Avenida Augusto de Lima, era o local do antigo Centro de Referência da Moda (CRModa), que agora se torna um museu. Com o novo nome e proposta, a ideia é mobilizar ainda mais as iniciativas e memórias que carregam a moda mineira.
 
Incentivar a pesquisa sobre moda e áreas afins é um dos principais objetivos do Museu da Moda de Belo Horizonte. O programa de pesquisa e acervos será aprimorado, com ações destinadas ao gerenciamento dos diferentes tipos de acervos da instituição: museológico, arquivístico e bibliográfico. A intenção é transformar o Museu da Moda de Belo Horizonte em um polo de pesquisa na área de moda, design, e áreas afins.


 
Exposição no Museu da Moda retrata a história da indústria têxtil mineira
 
A Fundação Municipal de Cultura apresenta no Museu da Moda de Belo Horizonte – Mumo, a exposição “=33 Voltas em Torno da Terra – memória da indústria têxtil de Minas Gerais”. A mostra aborda aspectos da história da indústria têxtil mineira, sua relevância, pluralidade e importância social, cultural e econômica. A exposição fica em cartaz no Museu até o dia 30 de maio e pode ser visitada de terça a sexta, das 9h às 21h, sábados e domingos, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.
 
A exposição tem como foco a indústria têxtil mineira e sua relevância, contribuindo, não só para as economias locais, mas interferindo também socialmente e culturalmente nas comunidades onde se instalou, inclusive em Belo Horizonte. Segundo Marta Guerra, gestora do Mumo, esse valor socioeconômico cultural da indústria foi comprovado ao longo da sua história. “O objetivo de abordarmos esse tema é trazer para o público a importância que ela teve, merecendo ser resgatada através de investimentos e do produto nacional, para que volte a ser competitiva. Ainda hoje, esse é o segundo segmento que mais emprega no país”, completa.
 
 
Serviço:
 
33 Voltas em Torno da Terra - memória da indústria têxtil de Minas Gerais
 
Até dia 30 de maio | terça a sexta, das 9h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 14h
 
Museu da Moda de Belo Horizonte (Rua da Bahia, 1149, Centro)
 
ENTRADA GRATUITA
 
Informações para o público: (31) 3277-4384