Memorial Minas Gerais - Vale

Luminária Festival

PERÍODO DE 20/04/2017 a 22/04/2017

Local: Memorial Minas Gerais - Vale

Endereço:

Nos dias 20 e 22 de abril (quinta e sábado) acontece a terceira edição do Luminária no Memorial Minas Gerais.

Última Atualização: 18/04/2017

 
Nos dias 20 e 22 de abril (quinta e sábado) acontece a terceira edição do Luminária no Memorial Minas Gerais.
 
Para estimular e inspirar a economia criativa local, o Luminária Festival realiza feira de novas marcas e serviços. Evento ainda conta com atrações artísticas, além de palestras com empreendedores criativos na quinta e sábado, no Memorial Vale. A entrada é gratuita.
 
Unir projetos, ações e iniciativas criativas da cidade. Essa é a ideia do Luminária Festival que chega a sua terceira edição reunindo exibição de curtas, palestras e uma feira com novos projetos e marcas de moda, arte, design, arquitetura, papelaria, decoração, serviços criativos e outros. A abertura do Luminária será na quinta-feira (20/4), às 19h, com o Luminária Talk, uma conversa com idealizadores de vários projetos que surgiram em Belo Horizonte. E no sábado (22/4), das 10h às 18h, o festival apresenta a Luminária Fair,  feira com novas marcas e serviços criativos, exibição especial de filmes selecionados pelo  Mini Festival de Webfilm, instalação e exposição.  E terá ainda o Luminiária Sound trazendo nomes de destaque da cena eletrônica local.
 
Exclusivamente colaborativo, o evento busca reunir e conectar imagem, música, pessoas e movimento. Com duas edições realizadas (2014/2015), o Luminária viu a necessidade de ampliar o formato do projeto. Se antes o objetivo era tornar visível novas propostas da cidade, agora além apresentá-la (a cidade??), a ideia é também estimular a cidade.
 
Para abrir a programação desta terceira edição, foram convidados empreendedores criativos para uma noite de cases, conversas e muita inspiração. No dia 20 de abril, o auditório do Memorial Minas Gerais será ocupado pelo Luminária Talk, onde todos terão a oportunidade de conhecer projetos que nasceram em Belo Horizonte e estão se destacando pela originalidade e criatividade.
 
 
Luminária Talk - Convidados:
 
Open Shelf
O Open Shelf é “filho” de um outro projeto que existe desde janeiro de 2014, em Belo Horizonte: o Ponto do Livro; que também é uma estante de compartilhamento de livros e funciona de forma colaborativa, oferecendo nos pontos de ônibus uma viagem extra e prazerosa por todos os gêneros literários. Hoje, três anos depois, já foram instalados 21 Pontos do Livro em oito cidades: Belo Horizonte, Itabirito, Lavras, Varginha, Santos Dumont, Patos de Minas, Nova Lima e Rio de Janeiro.
 
Lara Lima – MOON Moda Alternativa
A marca de óculos cria modelos que vão do clássico ao extravagante, mantendo cuidado com o design, conforto e anatomia de seus produtos. A Moon tem se espalhado pelo Brasil inteiro e tem feito atendimentos à clientes até internacionalmente. Gerenciada pela mineira Lara Lima, a marca tem se destacado no setor de óculos escuros.
 
Luana Simonini - Controverso 
Luana Simonini é publicitária, formada em Letras pela UFMG e, recentemente, publicou seu primeiro livro, Controverso – Histórias que Beliscam, pela Crivo Editorial. A publicação nasceu do blog que carrega o mesmo nome e traz contos protagonizados por mulheres, tendo o cotidiano como cenário. Com finais surpreendentes até para um leitor atento, as histórias insistem em revelar sentimentos que deveriam ser guardados na gaveta da memória. Pelas temáticas Amoridades, Lutarezas e Saudadices, Controverso realmente belisca. Para a autora, o projeto foi um resgate do prazer pela escrita, já esquecido nos imperativos da redação publicitária.
 
Clarice – La Movida Microteatro
Clarice Castanheira é publicitaria e produtora cultural desde 2001. Sempre trabalhou na área cultural e sua atuação, em grande parte da carreira, foi voltada para a cena teatral de Belo Horizonte. Trabalhou em grandes festivais da cidade, como FIT, FAN e Festival Mundial de Circo, além de companhias como Cia. Candongas, Luna Lunera, Armatrux e companhias vindas de fora, como a Cia Dos à Deux.  Trabalhou também em centros culturais, como CCBB e Circuito Cultural Praça da Liberdade.
 
O La Movida Microteatro - Bar é um espaço de Belo Horizonte, criado pela publicitária e produtora cultural Clarice Castanheira e o ator Guilherme Théo. Um espaço cultural que tem como força motora apresentações semanais de microteatro.  A combustão do motor La Movida são as parcerias, as articulações. A mesma matéria de que o teatro é feito.  O trabalho conjunto, colaborativo. Se definem como um coworking artístico: o espaço é feito para os artistas trabalharem em uma estrutura e formato dinâmicos. Vários estilos coexistindo no mesmo espaço. Para que possam usufruir, gerar renda e conteúdo para a cidade.
 
 
Serviço:
 
Entrada gratuita
 
Quinta-feira (20/04) às 19h
 
LUMINÁRIA TALK – Palestras
 
Sábado (22/4) das 10h às 18h
 
LUMINÁRIA FAIR
 
Feira com novas marcas e serviços criativos de Belo Horizonte
 
Seleção especial do Mini Festival de Webfilm (exibição de produções do Canadá, Argentina, Estados Unidos, Itália, Suíça, Austrália e Brasil)
 
Mini Exposição: Coletivo Underlight 
 
LUMINÁRIA SOUND
 
Lucas Rezende (294 Records)
Joapa (Fervor)
Giancarlo Ranieri (GIVNT / SEXISTALK)
Clara Moretzsohn (101Ø)
Bright Clouds