Grutas de Minas Gerais

Museu Peter Lund

PERÍODO DE 01/01/2014 a 25/12/2017

Endereço:
Como chegar


Confira aqui o roteiro com as principais Grutas de Minas Gerais. Conheça e programe-se!


Última Atualização: 14/02/2017

Editor HTML Online

 
Minas Gerais também é reconhecida pelas suas grutas que, além de apresentarem uma beleza exuberante, guardam segredos e registros de um passado não conhecido, com referências humanas e animais, fósseis e pinturas. As principais grutas do estado são a Gruta de Maquiné, a Gruta da Lapinha e a Gruta Rei do Mato. Logo abaixo, o Guia BH traz um roteiro para você conhecê-las e escolher o seu próximo destino:
 
 
 
 
Gruta do Maquiné - Localizada em Cordisburgo, foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834. O naturalista pesquisou a caverna durante quase dois anos. Em sua pesquisa sobre a paleontologia brasileira, Dr. Lund descobriu restos humanos e de animais petrificados, oriundos do período quaternário.
 
A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. Suas galerias e salões são resultado do trabalho da água durante milênios. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.
 
 
Serviço:
 
Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias
 
Meia entrada: criança de 6 a 12 anos; estudantes com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos
Criança até 5 anos de idade, acompanhado dos pais, não pagam
 
Informações: (31) 3715-1310 / 3715-1078
 
Site: www.grutadomaquine.tur.br
 
Endereço: Rodovia MG 231, em seguida MG 421, km 6, Cordisburgo (MG)
 
 
 
 
Gruta Rei do Mato - O Curioso nome da gruta tem origem na lenda de que um homem de identidade ignorada, possivelmente fugitivo da Revolução de 1930, teria habitado o local. O eremita atraiu a curiosidade dos habitantes de Sete Lagoas, na região central do Estado, e foi chamado de "Rei do Mato".
 
A Gruta Rei do Mato localiza-se em Sete Lagoas às margens da BR-040, a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG). Sua entrada se dá através do trevo de acesso a cidade. Possui quatro salões, que são percorridos nos 220 metros de extensão e 30 de profundidade. As formações de estalagmite da gruta chamam a atenção de geólogos de todo o mundo. São raras as duas colunas cilíndricas com diâmetro de aproximadamente 25 centímetros e 12 metros de altura, localizadas em seu último salão. Nenhuma gruta brasileira tem esse tipo de espeleotema em seu interior
Pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal, de seis mil anos atrás, foram encontradas na Grutinha, anexo da Rei do Mato. Também foram descobertas ferramentas indígenas petrificadas, em perfeito estado, que hoje estão em laboratórios de estudos científicos. A Grutinha expõe, também, uma réplica do Xenorhinotherium bahienses, animal herbívoro que habitou Minas, Bahia e sul de São Paulo, há cerca de seis mil anos.
 
 
Serviço:
 
Endereço: Rodovia BR 040, km 472 – trevo de acesso a Sete Lagoas (MG)
 
Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias
 
Meia entrada: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos; estudantes acima de 17 anos com carteira estudantil e idosos acima de 60 anos. Criança até 5 anos de idade, acompanhado dos pais, não pagam.
 
Informações: (31) 3771-5258 / 3773-0888 / 3773-6465
 
 
 
 
Gruta da Lapinha - A Gruta da Lapinha está situada no município de Lagoa Santa e recebe turistas de diversos lugares do Brasil e do mundo por causa de sua importância geológica. Descoberta por Peter W. Lund em 1835, a Lapinha reserva à visitação uma área de 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade, distribuídos em galerias e salões.
 
Fascinante por sua beleza natural, a Lapinha integra o Circuito das Grutas e é uma das portas de entrada para o Parque Estadual do Sumidouro, que possui inúmeros sítios arqueológicos, cavernas e áreas de paragem de aves migratórias.
 
Serviço:
 
Endereço: Rua Nossa Senhora do Rosário, s/n – Lapinha, Lagoa Santa (MG)
 
Horário de funcionamento: 9h00 às 16h – terça-feira a domingo
   
Informações: (31) 3661-8671

 


*Nota - Em algumas das áreas citadas, pode haver cobrança de entrada e atividades extras.