Palácio das Artes

Curta Circuito

PERÍODO DE 17/07/2017 a 15/08/2017

Local: Palácio das Artes

Endereço:

A mostra permanente de cinema "Curta Circuito", que tem apresentações no Cine Humberto Mauro com entrada gratuita. Confira a programação!

Última Atualização: 14/08/2017

 
Nos meses de julho e agosto a Fundação Clóvis Salgado recebe exibições da mostra Curta Circuito no Cine Humberto Mauro
 
O Curta Circuito é uma mostra permanente de cinema que exibe filmes exclusivamente nacionais, sempre com entrada franca, e promove debates com o público. Nesta edição a mostra revisita a obra do cineasta Afranio Vital. 
 
Nascido em 1948, na pequena Bom Jesus de Itabapoana, pode-se dizer que Afranio Vital viveu muitas vidas até chegar à atual, de 2017. Fazem parte dessa trajetória os dramas pessoais e as conhecidas barreiras “invisíveis” – fruto do racismo que Afranio compara ao Homem Invisível, de Ralph Ellison. O fato é que Afranio Vital se deu o direito de ser khouriano, freudiano, filósofo, jazzista e todas as cartadas que o cinema brasileiro oficial jamais esperaria. Sem bandeiras sociológicas, Afranio atendeu a um chamado particular, como a verdadeira esfinge negra de que fala Carlos Ormond, seu biógrafo e autor do texto introdutório que leremos a seguir.
 
Dirigiu 15 curtas-metragens e três longas, misturou sexo, angústia e bom humor. Para o terceiro e último ciclo de mostras do Curta Circuito em 2017, conseguimos recuperar o até então perdido Os Noivos – seu primeiro longa-metragem –, que ganha as telas após 38 anos no limbo.
 
Também serão exibidos os filmes Longa Noite do Prazer, dirigido por ele, Anjos e Demônios, e O Caso Cláudia. Nesses dois últimos, Afranio participou da equipe técnica. O Curta Circuito finaliza o ano com a exibição do recente curta-metragem sobre sua vida e obra, seguido pela masterclass com o diretor. A todo o público do Curta Circuito, ei-lo aqui. Entre o cinema popular, o escracho e a erudição. A esfinge negra: Afranio Vital.
 
 
Programação
 
 
17/07 SEG
 
20h CURTA CIRCUITO | Anjos e demônios, de Carlos Hugo Christensen (RJ, 1970) | 90’ | 18 anos
 
Após a exibição lançamento do livro: Esfinge Negra - A História do Cineasta Afranio Vital com autor do livro Carlos Ormond e o cineasta Afranio Vital.
 
Bate-papo após a sessão com o produtor Francisco Marques
 
 
31/07 SEG
 
20h CURTA CIRCUITO | O caso Claudia, de Miguel Borges (RJ, 1979) | 115’ | 18 anos
 
Baseado em um episódio real ocorrido em 1977, no Rio de Janeiro - o assassinato da jovem Cláudia Lessin Rodrigues, de 21 anos, na casa de Michel Frank, milionário suíço – brasileiro supostamente envolvido com o tráfico de drogas.
 
Bate-papo após a sessão.
 
 
07/08 SEG
 
20h CURTA CIRCUITO | Longa Noite do Prazer, de Afranio Vital (RJ, 1983) | 96’ | 18 anos
 
Para conseguir dinheiro fácil, rapazes realizam vários assaltos e se envolvem com duas garotas, num misto de amor e ódio e reconhecimento mútuo, que irá modificar suas vidas.
 
Bate-papo após a sessão com a atriz Jussara Calmon.
 
 
14/08 SEG 
 
20h CURTA CIRCUITO | Os Noivos, de Afranio Vital (RJ 1979) | 88’ | 18 anos
 
Vilma não teve sossego na vida desde a morte de seu pai. Por ser filha única e morar com a mãe, todas as esperanças de tirar as duas mulheres da vida complicada – compartilhada em uma casa pobre do subúrbio carioca - através de algum ganho financeiro recaem sobre Vilma. Para piorar, Vilma fica grávida de Otávio, seu noivo há seis anos, que pede para que ela faça um aborto.
 
Após a exibição lançamento do Livro: Esfinge Negra - A História do Cineasta Afranio Vital com autor do livro Carlos Ormond e o cineasta Afranio Vital.
 
15/08 
 
19h CURTA CIRCUITO | MASTERCLASS AFRANIO VITAL
 
 
Serviço:
 
Curta Circuito | Julho e Agosto
 
17 de Julho de 2017
 
15 de Agosto de 2017
 
Cine Humberto Mauro
 
Entrada Gratuita
 
20h e 19h
 
(31) 3236-7400