Aniversário de BH

DATA: 12/12/2018
 
 
Belo Horizonte comemora 121 anos no dia 12 de dezembro. Para celebrar a data, vários eventos foram organizados pela prefeitura para celebrar o aniversário de BH. 
 

  11/12, TERÇA-FEIRA

10h às 20h - Exposição Natal Gentileza 


16h - A Mala (Circo / Edital Cena Plural)

O palhaço Cloro surge em perna de pau, logo abre sua mala e de lá inúmeras surpresas saem. Malabarismo, contorcionismo, acrobacias, mágicas, pirofagia, cobras amestradas e o renomado número ‘O tenista’ são algumas das maravilhas desse espetáculo mambembe e impactante.
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)


20h - Cabra Cega (Música / Edital Cena Plural)

O projeto consiste em apresentar para a cidade uma banda composta exclusivamente por integrantes cegos que superam todas as dificuldades e apresentam música de qualidade. A formação se diferencia do forró pé de serra tradicional. Além sanfona, zabumba e triângulo, a instrumentação conta também com baixo, bateria, violão e flauta, aliado a três vozes principais.
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)


20h: Espetáculo Gitaneria (Música Edital Cena Plural)

O espetáculo Gitaneria, da Cia de Baile Flamenco Fátima Carretero é uma viagem pela herança da Espanha a partir do século XV com influências mouras, do folclore Andaluz, e flamenco gitano. O espetáculo conta com coreografias vibrantes de músicas mouras do século XV e bailes mouriscos presentes em comemorações populares da região da Andaluzia, na Espanha. A montagem mistura bailes folclóricos com música gitana.  
Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)  
Entrada gratuita


20h - Duo Lumia (Música / Edital Cena Plural)

Com uma formação inusitada, o Duo Lumia é composto por Joana Boechat, pianista, e Henrique Roscoe, artista visual. Sua performance preenche o palco com imagens que dançam ao longo das peças do repertório erudito. No piano, Debussy, Arvo Pärt e Scriabin; no computador, formas abstratas, cores, movimentos, texturas. A fusão entre a tradição e a tecnologia encanta e cria uma experiência imersiva. 
Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)  
Entrada Gratuita   
 

12/12, QUARTA-FEIRA  

10h às 20h - Exposição Natal Gentileza 

9h às 17h - Seminário Desenvolvimento Sustentável nas Cidades

Seminário com painéis de convidados, apresentação do Plano Economia Verde entre outros projetos relacionados ao tema. Exposição/mostra com iniciativas sustentáveis de BH e apresentação do Corredor Agroecológico.  
Local: Auditório JK, localizado na Av. Afonso Pena, 1212, Centro   


9h às 17h - Seminário Horizonte Criativo

Seminário de lançamento do Projeto Horizonte Criativo. Projeto de fomento à economia criativa em Belo Horizonte, cujo objetivo é trabalhar os setores criativos como instrumento estratégico para o desenvolvimento socioeconômico, contribuindo para a diversificação, competitividade, inovação, atração de investimentos, sustentabilidade, inclusão social, potencial turístico e expansão econômica.   
Local: Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149 - Centro)


16h - Sem Fonia Musical (Circo / Edital Cena Plural)

‘Sem Fonia Musical’, recomendado para espectadores de todas as idades, convida o público a uma incursão no universo da música através do olhar do palhaço. Um olhar que mescla a inocência a uma percepção aguçada e curiosa do mundo.  Em ‘Sem Fonia Musical’ eles enfrentam juntos a difícil missão de acertarem uma primeira nota. Quando isso acontece, palhaços e público, já estarão imersos no lúdico, na alegria e na poesia.  
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)  
 

19h - Abertura da Exposição ‘Teatro em Construção - O Marília nos seus primeiros 20 anos’ + Exibição Do Filme 'Primeiro Sinal’

A Exposição, com curadoria de Marília Salgado conta a história do Teatro Marília por meio de textos curtos, imagens e lembranças de alguns daqueles que estiveram envolvidos no fazer teatral, enriquecendo a memória da cidade de Belo Horizonte, nos seus 121 anos. O título da exposição refere-se ao aspecto físico, com a construção do primeiro teatro destinado às artes cênicas em Belo Horizonte.  O filme ‘Primeiro Sinal’ mostra a história do teatro de Belo Horizonte contada por quem a viveu. Dos primórdios até os anos 80, este documentário foi ao encontro de artistas da capital mineira, valendo-se deles como fontes irrecorríveis de pesquisa sobre a construção de uma cena teatral.  
Local: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 - Santa Efigênia)  
 

20h - Show Maurício Tizumba

Show Tambores de Natal e Aniversário de Maurício Tizumba, com a participação de Belisário Tonsich e Grupo de Atabaque, Bloco Saúde, Júlia Tizumba, Maíra Baldaia, Manu Ranilla e Novos Pandeiros, Marina Machado, Pereira da Viola e Tambor Mineiro.  
Local: Teatro Francisco Nunes (Parque Municipal)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada)  


20h: Thátch (Teatro / Edital Cena Plural)

Thácht, espetáculo teatral do Grupo de Teatro Armatrux, aborda fragmentos da vida de Rafa e Rufo, artistas de variedades que vivem de suas recordações. Os dois cômicos desenvolvem um diálogo absurdo, usando de forma única a musicalidade nas palavras e instigando o imaginário do espectador. O espetáculo conta também com a participação da diva transformista Siboney
Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi / Teatro Raul Belém Machado (Rua Leonil Prata s/nº)