Ouro Preto

veja no mapa Endereço: Localizada a 95km de BH, 0 - Ouro Preto - Ouro Preto/MG
Telefone:

Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais


Data de Atualização: 08/10/2014

Ouro Preto esta localizada a 95 km de Belo Horizonte. A cidade de Ouro Preto foi fundada no final do sec. XVII, com a chegada dos bandeirantes em busca de ouro, a antiga Vila Rica é uma das mais importantes cidades de Minas e, também, do circuito da Estrada Real. Foi palco da Inconfidência Mineira, um dos maiores movimentos pela Independência do Brasil no sec. XVIII. Conheceu mártires como Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e gênios, como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Esse, deixou inúmeras obras pela cidade, incluindo o projeto da 'Igreja São Francisco de Assis'.

A história, viva nas fachadas do casario imponente que se mantém desde o sec. XVIII, é a essência da cidade que, em 1998, comemorou 300 anos de fundação. Os museus, portanto, são passagem obrigatória para o turista que visita Ouro Preto. A Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, o Museu das Reduções entre outros narram um pouco dos fatos e passam para o visitante a dimensão da importância da antiga capital mineira.

A Religiosidade aliada à beleza do Barroco propiciaram o surgimento de belos monumentos. As Igrejas, marca registrada da velha Vila Rica, são mais um atrativo turístico que merece destaque. Com contribuições importantes de artistas expressivos da História Mineira, as Igrejas de Ouro Preto caracterizam-se pelo luxo e pela perfeição dos detalhes. Pinturas e esculturas, assinadas por artistas, ajudam a compor a arquitetura barroca predominante na época.

Parques, grutas e cachoeiras são os componentes finais deste cenário paradisíaco. Além das belezas históricas e religiosas, Ouro Preto apresenta ainda opções para quem busca proximidade com a natureza. A Gruta da Lapa, a Cachoeira das Andorinhas e o Parque do Itacolomi são ótimas alternativas para o turista que quer aliviar o stress "cinza" da cidade com a "verde" brisa do interior.

Visite: Museus da Incofidência e do Oratório, Teatro Municipal, Casa dos Contos, Matrizes de Antônio Dias e do Pilar, Igreja de São Francisco.

Imperdíveis: Comida mineira, pôr do sol no adro da Igreja do Carmo.

Eventos principais: Carnaval, Semana Santa, Semana da Incofidência, Corpus Christi, Festival de Inverno, Mostra de Cinema, Festival Internacional de Jazz, Cavalhadas.

 



Ouro Preto comemora a famosa festa do Doze(12) de Outubro, nesta ocasião se comemora o aniversário da Escola de Minas.