Museu Peter Lund

veja no mapa Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 - - Belo Horizonte/MG
Telefone: 31 3689-8592

Constituído por um roteiro de paisagens naturais, instituições culturais e marcos históricos.


Data de Atualização: 15/09/2016

Inaugurado em setembro de 2012, o Museu Peter Lund é localizado em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte. Trata-se de um museu de território inspirado na trajetória do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund (1801-1880) pela região de Lagoa Santa.

O espaço compreende todo o território do Parque do Sumidouro, onde foi construída uma sede, ao lado da Gruta da Lapinha, que reunirá cerca de 80 fósseis humanos e animais descobertos por Lund na região cárstica da cidade - os itens foram cedidos ao museu pelo Governo da Dinamarca.

Museu de território

Constituído por um roteiro de paisagens naturais, instituições culturais e marcos históricos, o Museu Peter Lund evidencia a importância desta área que se inicia em Belo Horizonte, passa por Lagoa Santa, Sete Lagoas e termina em Codisburgo.

A Rota das Grutas Peter Lund inclui o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas (Marco Zero), o túmulo de Peter Lund, Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, o Parque Estadual do Sumidouro (com suas grutas, lapas, lagoas e monumentos históricos), a Gruta de Rei do Mato, a Gruta de Maquine terminando no Museu Casa Guimarães Rosa. Em alguns desses locais, o naturalista dinamarquês realizou importantes pesquisas nas áreas de paleontologia, arqueologia e espeleologia.

Museu Peter Lund - Parque Estadual do Sumidouro
Ingresso: R$ 15,00 (quinze reais), que dá direito também a visitação na Gruta da Lapinha
Horário de funcionamento: De terça a domingo - de 9h às 16h30
Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 - Lagoa Santa
Telefone: (31) 3689-8592