Mariana

veja no mapa Endereço: Localizada a 115km de BH, 0 - Mariana - Mariana/MG
Telefone:

Primeira vila,cidade e capital de Minas Gerais


Data de Atualização: 27/12/2011

Primeira vila, primeira capital, sede do primeiro bispado e primeira cidade a ser projetada em Minas Gerais. Mariana, tem como cenário um período de descobertas, religiosidade, projeção artística e busca pelo ouro, é marcada também pelo pioneirismo de uma região que há três séculos guarda riquezas que nos remetem ao tempo do Brasil Colônia.

Em 16 de julho de 1696, bandeirantes paulistas encontraram ouro em um rio batizado de Ribeirão Nossa Senhora do Carmo. Às suas margens nasceu o arraial de Nossa Senhora do Carmo. O local se transformou em um dos principais fornecedores deste minério para Portugal e, pouco tempo depois, tornou-se a primeira vila criada na então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro. Lá foi estabelecida também a primeira capital.

Em 1745, por ordem do rei lusitano D. João V, a região foi elevada à cidade e nomeada Mariana – uma homenagem à rainha Maria Ana D’Austria, sua esposa. Transformando-se no centro religioso do Estado, nesta mesma época a cidade passou a ser sede do primeiro bispado mineiro.

Mariana é um dos municípios mais importantes do Circuito do Ouro e parte integrante da Trilha dos Inconfidentes e do Circuito Estrada Real.

Visite: Praça Minas Gerais, Ateliê da Cia. Navegantes de Teatro de Bonecos, Museu Arquidiocesano de Arte Sacra com as obras de Aleijadinho, Igreja de São Francisco e Catedral Basílica da Sé.

Imperdíveis: Escalada ao Pico do Itacolomi, excursão à Mina da Passagem, viagem de Maria Fumaça.