Edifício Arcângelo Maletta

veja no mapa Endereço: Rua da Bahia, 1148 - Centro - Belo Horizonte/MG
Telefone:

GuiaBH: Maletta, edifício comercial e residencial, abriga a Cantina do Lucas, papelarias, lan houses, bares, cafés, sebos, etc.


Data de Atualização: 13/09/2013

Durante a noite o Maletta é um dos pontos mais famosos da boemia no centro de Belo Horizonte. Mas durante o dia é um centro comercial procurado pelas livrarias, papelarias, cabeleireiros, lan houses e restaurantes que abriga.

Lá se encontra um dos restaurantes mais tradicionais de Belo Horizonte. A Cantina do Lucas, tombada pelo patrimônio histórico, está em funcionamento desde 1962, servindo pratos a la carte diariamente, do almoço até o jantar.

Desde os anos 60 o Maletta era frequentado por artistas e profissionais ligados à produção cultural de BH, tendo recebido presenças ilustres de Fernando Sabino à Garrincha, passando pelos integrantes do Clube da Esquina. Mas a tradição do ponto é ainda mais antiga. O edifício foi construído onde funcionava, até os anos 50, o Grand Hotel, um dos principais da capital na época. O Maletta foi batizado em homenagem ao proprietário do Grand Hotel, o italiano Arcângelo Maletta.

Hoje o Maletta, com tantos bares, restaurantes, lojas, sebos e serviços os mais diversos, continua sendo, de certa forma, o que dizia ser em um anúncio publicitário da época da inauguração: Uma outra cidade dentro de Belo Horizonte.