Terceira capital do país, Belo Horizonte se localiza em um ponto estratégico da região Sudeste. Cercada pela Serra do Curral, uma moldura natural, a população da cidade soma mais três milhões de habitantes. A cidade possui boa estrutura para receber visitantes e uma variada programação cultural para todos os tipos de gostos.

Hotéis, bares (um dos pontos fortes da capital mineira que é reconhecida mundialmente como capital dos bares) e restaurantes ganham destaque, especialmente quanto às tradicionalidades da região. A gastronomia mineira e a música são riquíssimas, mas as opções não se resumem a isso. Há, pela cidade, estabelecimentos que ostentam a culinária e cultura internacionais. Além disso, BH abriga instituições detentoras de excelência técnica e de conhecimento, além de ser o berço de micro e médias empresas de fabricação de calçados e roupas, empresas prestadoras de servico e geradoras de emprego.

São imperdíveis os dois mercados mais importantes da cidade: o Mercado Distrital do Cruzeiro e o Mercado Central. Há, ainda, para o lazer do fim de semana, as feiras de arte, como a do Mineirinho e a da Av. Afonso Pena. A rica produção artística e cultural pode ser conferida nas exposições, cafés, museus e feiras itinerantes.

Vale a pena conhecer os complexos arquitetônicos, como o da Praça da Liberdade, onde se localiza o Palácio do Governo e as Secretarias; e do conjunto da Pampulha, assinado pelo grande arquiteto Niemayer.Para quem se interessa por ecoturismo, BH é uma ótima opção, e suas areas adjacentes proporcionam atividades e vistas inesquecíveis.

Mais pontos turísticos da capital